segunda-feira, 30 de março de 2009

OAB e Sindicato dos Jornalistas repudiam agressão a fotógrafo de jornal


A OAB/RJ, o Sindicato dos Jornalistas e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro divulgaram notas, nesta quinta-feira, em que repudiam a agressão perpetrada por assessores da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, contra o fotógrafo do jornal "Extra" Fabiano Rocha.
A Ordem dos Advogados também criticou as ameaças sofridas pela jornalista Ana Carolina Torres e pelo motorista Noel Messias. A equipe fazia uma reportagem sobre buracos nas ruas. A OAB classificou a agressão um atentado contra a liberdade de imprensa. A nota foi assinada pelo presidente da seccional Rio, Wadih Damous.
Já o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro frisaram que agressão sofrida pela equipe assume proporção mais grave porque foi em frente à casa da prefeita, a maior autoridade do município.
Reportagem em frente à casa da prefeita
A equipe estava em frente à casa da prefeita, fazendo uma reportagem, acompanhados do boneco João Buracão, quando o irmão de Aparecida, Márcio Panisset, saiu da casa e pegou o boneco. Pouco depois, dois homens cercaram o fotógrafo. Um deles deu uma "gravata" em Fabiano e o outro tomou sua máquina.Na 73ª DP (Neves), onde o caso foi registrado como lesão corporal, os agressores foram identificados como o auxiliar administrativo Fábio Soares Pacheco, de 33 anos, e o motorista Marcos Antônio da Silva Ramos, de 34. Fábio foi quem agrediu o fotógrafo, e Marcos Antônio, quem roubou a máquina. O irmão de Aparecida Panisset aparece no registro como envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário