domingo, 22 de março de 2009

Festival de obras de infraestrutura e organização em Niterói




Niterói deve ganhar, nos próximos dias, uma série de intervenções que visam à melhoria da infraestrutura e reorganização do município. Entre os projetos previstos para 2009 estão o recapeamento geral das ruas; asfaltamento e drenagem de três vias por mês na Região Oceânica e Pendotiba; reformulação do Trevo da Estrada Francisco da Cruz Nunes e alargamento da via, a partir do Largo da Batalha; instalação de seis unidades de apoio à pavimentação; correção no abastecimento de água em algumas localidades; revitalização do bairro de Itacoatiara; conclusão em 60 dias de todas as obras de menor porte, como a reforma do calçadão da Praia das Flechas, no Ingá; re-estruturação do trânsito e dos transportes de Niterói; reforma no Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho, no Fonseca; obras diversas na comunidade Grota do Surucucu, em São Francisco, restauração da Igreja de São Domingos e retomada das obras do Museu do Cinema, também em São Domingos. O anúncio das intervenções foi feito pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, na quinta-feira.
início das obras de reformulação do Trevo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, em frente ao Shopping Itaipu Multicenter, em Piratininga, está previsto para esta segunda-feira, data em que as intervenções para o alargamento da estrada devem começar.
"O trânsito aqui é muito confuso, principalmente na hora do rush. Dizem que vão reformular o Trevo, mas nós estamos cansados de promessas. A Região Oceânica é a que mais cresce em Niterói e precisa de melhorias", afirmou o corretor de imóveis João Luiz Ribeiro, de 50 anos.
Já a aeronauta Maria Manuela Antunes Tarrafa, de 58, reivindicou mais atenção com pedestres e ciclistas.
"Precisa melhorar a sinalização aqui no Trevo e criar acesso para pedestres e ciclistas, pois estamos esquecidos", disse.
O Projeto Itacoatiara, que prevê a transformação da região em bairro-modelo, teve início com o calçamento das ruas das Acácias e das Zinéias, em andamento. Já as operações permanentes de controle urbano começam na primeira quinzena de abril. As intervenções anunciadas pelo prefeito incluem também o asfaltamento e drenagem de três ruas por mês na Região Oceânica e Pendotiba, com início previsto para esta segunda-feira. Além da Rua das Acácias, as primeiras a receber intervenção serão as ruas João Batista Lacerda e Belmiro Siqueira, ambas em Piratininga.
Asfalto - Para o dia 30 de março está marcado o início do recapeamento nas ruas da cidade, que contemplará primeiramente as ruas Doutor March, no Barreto, e Coronel Gomes Machado, no Centro, além de duas vias em Icaraí, a Rua Álvares de Azevedo e Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí). Para o segundo dia do mês que vem, está marcada a licitação que prevê a instalação de seis unidades de apoio à pavimentação, a fim de agilizar e baratear o asfaltamento das ruas da Zona Norte, Região Oceânica e Pendotiba.
Moradores de Itacoatiara, no entanto, reivindicaram a melhoria imediata de mais uma via.
"Desde que o itinerário de retorno da praia passou a ser proibido pela orla, o fluxo foi desviado para as ruas das Acácias e das Zinéias, que já estão com as obras em andamento, mas a Rua das Rosas também faz parte desse itinerário e não sabemos de nenhuma data prevista para o início do calçamento nessa via. Com o aumento significativo do fluxo de carros por aqui, a necessidade surgiu porque passou a levantar muita poeira. É muito boa essa obra em Itacoatiara, mas necessitamos de uma intervenção urgente na Rua das Rosas, também. Não sou contra o desvio do trânsito, mas tem que preparar o local primeiro", reclamou o engenheiro Carlos Augusto Leal, de 76.
Circulação - O trânsito também passará por modificações. Na primeira semana de abril, a Prefeitura assinará contrato com o escritório Jayme Lerner para a re-estruturação do trânsito e dos transportes em Niterói.
"O trânsito da cidade realmente está muito complicado, até mesmo nos fins de semana, principalmente no Centro e em Icaraí. O niteroiense perde muito tempo no trajeto .
Conclusão em 60 dias
Em relação às obras em andamento, consideradas de menor porte, como a reforma do calçadão da Praia das Flechas, no Ingá, e do Jardim São João, no Centro, a previsão para a conclusão é de 60 dias.
"Espero que o prazo prometido seja cumprido, pois essa obra está durando muito. Se a Prefeitura quisesse, conseguiria terminar em um tempo menor. Contudo, se cumprirem no prazo estipulado já estará muito bom", afirmou o funcionário público Luiz Antônio de Mattos, de 64.
Para o próximo dia 30, está previsto o início das obras na Grota do Surucucu, em São Francisco.
"As intervenções aqui serão muito bem-vindas. Nossas principais necessidades são a regularização do saneamento básico e abastecimento de água, que é precário. Além disso, as ruas são muito sujas, com esgoto passando pelas vias, o que torna-se perigoso para as crianças", enfatizou o funcionário público João Marcelo Gomes de Souza, de 31.
A retomada das obras do Museu do Cinema, em São Domingos, está prevista também para o dia 30, assim como o início da restauração da Igreja de São Domingos.
A licitação para a reforma do Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, sairá no dia 2 de abril.
"Esse hospital necessita mesmo de reformas. A aparência do local é muito ruim para as crianças, pois elas necessitam de um ambiente que transmita mais tranquilidade, que seja mais colorido. O atendimento é ótimo, mas a aparência é péssima", reclamou a dona de casa Vanessa Generoso da Silva, de 26.
fonte : O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário