segunda-feira, 27 de abril de 2009

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DO IDOSO CONTRA


As senhoras, Nelly Bittencourt e Gizélia Aparecida Rodrigues Gouvêa, respectivamente mães do Deputado Estadual, Comte Bittencourt, e do presidente da Associação do Conselho. Empresarial de Cidadania (Acec), Robson Rodrigues Gouvêa, além do secretário regional de Santa Bárbara e Caramujo, Edgar Folly, e do jornalista e fotógrafo, Carlos Ruas, foram vacinados pelo secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, na abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, ocorrida no último sábado, dia 25, às 8 horas, na Policlínica Regional Sérgio Arouca, em Santa Rosa. Na ocasião, coordenado pela assistente social, Sônia Rocha, o Coral do Programa do Idoso, da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma apresentação especial. Participaram do evento, o subsecretário de Saúde, Telmo Hoelz, as vice-Presidentes de Atenção Coletiva Ambulatorial e da Família, Gisela Motta; de Atenção Hospitalar e de Emergências, Maria do Céu Lobo da Rocha Monteiro; e o diretor da Policlínica, Sérgio Arino, entre outras autoridades municipais.

A campanha prossegue até o dia 8 de maio, em todas as policlínicas regionais e comunitárias, bem como nas unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família. No sábado de mobilização, que foi no próprio dia de abertura do evento, foram aplicadas 8.213 doses da vacina, o que representa 12,8% da população alvo. Na ocasião, além das unidades mobilizadas, um posto de vacinação funcionou também no Clube Central, em Icaraí, e no Ambulatório Naval (ANN), na Ponta D‘Areia.

A meta da campanha este ano é vacinar contra a gripe cerca de 80% dos moradores com mais de 60 anos – 64.396 pessoas – e atualizar os cartões de vacinação com a aplicação da vacina Dupla de Adulto, também recomendada para esta faixa etária e que previne contra o tétano e a difteria. O secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, informou que cerca de 500 profissionais estiveram mobilizados, no sábado, para atender a esta parcela da população que apresenta maior vulnerabilidade às doenças pulmonares agudas, gripe e tétano, doenças passíveis de serem prevenidas por vacinas atualmente disponíveis.

A influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, quando os indivíduos infectados o transmitem por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir. Os idosos, em especial aqueles que estão internados e os portadores de doenças crônicas são alvos de sérias complicações, como: pneumonia primária viral pelo vírus influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, agravamento de doença pulmonar ou cardíaca crônica e até óbito.

A vacinação é a melhor estratégia para a prevenção da gripe e suas conseqüências, estando contra-indicada para pessoas que apresentem alergia grave ao ovo de galinha (choque anafilático) e pessoas que já desenvolveram a Síndrome de Guillain-Barré (doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram, causando fraqueza dos músculos do tórax responsáveis pela respiração). A vacina contra gripe tem sua composição modificada a cada ano. Por isso todos os maiores de 60 anos, mesmo os que foram vacinados no ano passado, devem comparecer aos postos de vacinação, portando seus cartões de vacina.


Fonte : ASCON

Nenhum comentário:

Postar um comentário