terça-feira, 20 de outubro de 2009

Niterói dá início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O principal problema da Amazônia é a ausência do Estado Brasileiro”, afirmou o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, no Teatro Municipal de Niterói, na manhã desta segunda-feira (19/10), ao abordar o tema “ Operacionalidade e Autonomia Tecnológica da Força Terrestre em prol da soberania nacional da Amazônia”, na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói.



“A soberania da Amazônia passa pela educação do povo dessa região. O Povo da Floresta tem que entender a importância da Amazônia para ele, para a floresta e para o País”, destacou o general.

Promovida pela Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, a Semana foi aberta pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Romeo, pelo reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, representando as instituições presentes, e o general Augusto Heleno, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

“Niterói é uma cidade privilegiada pela sua estrutura acadêmica, representada pelas suas universidades e instituições de pesquisa de alta qualidade. Queremos ser cúmplices para que a ciência faça parte do cotidiano do País”, ressaltou José Raymundo Romeo.

Na sua abordagem sobre a Amazônia, o general disse “que ninguém no estrangeiro tem direito e moral para apresentar palpite sobre a Amazônia. Quem cuida da Amazônia é o Brasil. Se não fizermos nada em defesa de sua soberania é por vergonha na cara”, ressaltou.

De acordo com o general Augusto, embora não haja atritos graves e perigos iminentes, tudo na Amazônia é grande, inclusive os problemas. “A ausência do Estado potencializa o ilícito através do tráfico de drogas, dos conflitos sociais e do contrabando”, destacou.

Mais de 100 eventos acontecerão em toda a cidade durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que acontecerá até o dia 25 de outubro e reunirá mais de 30 importantes instituições de Ciência, Ensino e Tecnologia de Niterói, com objetivo de mobilizar a população, em especial, crianças e jovens em temas e atividades voltados para ciência e tecnologia.

Durante a Semana haverá palestras, feiras, exposições, vídeos em locais públicos como Praia de Icaraí, Campo de São Bento, Praça São João e o recente inaugurado Espaço Cultural Antonio Callado.

Participaram da abertura, entre outras autoridades, os secretários municipais Maria Inês de Azevedo (Educação), Oswaldo Maneschk (Trabalho), José Roberto Mocarzel (Serviços Públicos, Trânsito e Transportes) e Fernando Guida (Sustentabilidade), além do presidente da Nitprev, Afrânio Siqueira, e da coordenadora dos Direitos da Mulher, Satiê Mizubuti.
Fonte : Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário