sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jorge Roberto apresenta mudanças para o trânsito


O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, apresentou ontem um conjunto de projetos com mudanças no sistema rodoviário e na malha viária da cidade. As intervenções incluem a abertura de dois mergulhões, a construção de quatro terminais de ônibus e a modernização do Terminal Rodoviário João Goulart, entre outros. ...

A apresentação foi feita pelo arquiteto e ex prefeito de Curitiba e ex governador do Paraná, Jaime Lerner.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Niterói dá início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O principal problema da Amazônia é a ausência do Estado Brasileiro”, afirmou o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, no Teatro Municipal de Niterói, na manhã desta segunda-feira (19/10), ao abordar o tema “ Operacionalidade e Autonomia Tecnológica da Força Terrestre em prol da soberania nacional da Amazônia”, na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói.



“A soberania da Amazônia passa pela educação do povo dessa região. O Povo da Floresta tem que entender a importância da Amazônia para ele, para a floresta e para o País”, destacou o general.

Promovida pela Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, a Semana foi aberta pelo secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Romeo, pelo reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, representando as instituições presentes, e o general Augusto Heleno, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

“Niterói é uma cidade privilegiada pela sua estrutura acadêmica, representada pelas suas universidades e instituições de pesquisa de alta qualidade. Queremos ser cúmplices para que a ciência faça parte do cotidiano do País”, ressaltou José Raymundo Romeo.

Na sua abordagem sobre a Amazônia, o general disse “que ninguém no estrangeiro tem direito e moral para apresentar palpite sobre a Amazônia. Quem cuida da Amazônia é o Brasil. Se não fizermos nada em defesa de sua soberania é por vergonha na cara”, ressaltou.

De acordo com o general Augusto, embora não haja atritos graves e perigos iminentes, tudo na Amazônia é grande, inclusive os problemas. “A ausência do Estado potencializa o ilícito através do tráfico de drogas, dos conflitos sociais e do contrabando”, destacou.

Mais de 100 eventos acontecerão em toda a cidade durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que acontecerá até o dia 25 de outubro e reunirá mais de 30 importantes instituições de Ciência, Ensino e Tecnologia de Niterói, com objetivo de mobilizar a população, em especial, crianças e jovens em temas e atividades voltados para ciência e tecnologia.

Durante a Semana haverá palestras, feiras, exposições, vídeos em locais públicos como Praia de Icaraí, Campo de São Bento, Praça São João e o recente inaugurado Espaço Cultural Antonio Callado.

Participaram da abertura, entre outras autoridades, os secretários municipais Maria Inês de Azevedo (Educação), Oswaldo Maneschk (Trabalho), José Roberto Mocarzel (Serviços Públicos, Trânsito e Transportes) e Fernando Guida (Sustentabilidade), além do presidente da Nitprev, Afrânio Siqueira, e da coordenadora dos Direitos da Mulher, Satiê Mizubuti.
Fonte : Prefeitura Municipal de Niterói

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Contribuinte poderá usar saldo a restituir do IR para quitar débitos com a Receita Federal


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (13), permissão para que o contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física use o saldo a restituir, apurado na Declaração Anual de Ajuste, para quitar eventuais débitos que tenha, originados de qualquer tributo administrado pela Receita Federal.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), disse que iria encaminhar favoravelmente à proposta (PLS 33/06), apesar de nota contrária ao projeto apresentada pela Secretaria da Receita Federal. Segundo o senador, a Receita tem preocupação de que o projeto possa permitir a concessão de benefício para um contribuinte que poderá cair na "malha fina". O senador argumentar que isso não se verificará, pois a permissão somente poderá ser concedida após o processamento das informações relativas ao contribuinte pela Receita. Para ele, portanto, o projeto é meritório, pois permitirá que se faça um "ajuste de contas" com o contribuinte.

O autor da proposta, senador César Borges (PR-BA), afirmou que o projeto buscar fazer justiça com o contribuinte. Quanto àqueles que estão na malha fina, explicou o senador, eles terão que esperar o fim do processo para ter reconhecido o direito de restituição.

"A demora em obter restituição causa, muitas vezes, graves prejuízos ao contribuinte, especialmente quando novas obrigações tributárias são constituídas e exigidas antes do ressarcimento. Poder extinguir esses novos débitos com o crédito de que dispõe perante o próprio fisco traria grande alívio para o contribuinte", argumentou o senador quando da apresentação do projeto.

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) também se manifestou favorável ao projeto, explicando que a restituição somente acontecerá após análise da Receita.

Para o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) atende ao contribuinte, que antecipando recursos para a União enquanto têm dinheiro a receber do Fisco.

Para que essa permissão se efetive, o projeto revoga dispositivo da Lei nº 9.430, de 1996, que veda expressamente essa hipótese. O projeto, relatado favoravelmente pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), foi aprovado em caráter terminativo e segue para a Câmara dos Deputados.

Fonte : Agência Senado

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

(editorial)

Foi como se a Justiça Eleitoral não tivesse resolvido, em 2007, que os partidos são os donos das cadeiras ocupadas nas câmaras legislativas pelos candidatos que por eles se elegeram - e que, portanto, perderia o mandato o político que, a qualquer momento, saltasse de uma legenda para a outra, tendo o partido prejudicado o direito de preencher a vaga aberta com o primeiro da lista de seus suplentes.

Nos últimos dias, dezenas de políticos com ou sem mandato que estavam filiados em algum partido, correram a mudar de sigla enquanto houvesse tempo - a um ano das próximas eleições. O chamado instituto da fidelidade partidária, logo se vê, ainda não pegou. Mais uma vez os políticos em trânsito escancararam para a opinião pública que eles só têm compromissos com as suas chances nas urnas e que, na maioria esmagadora dos casos, os partidos não passam de hospedarias em que a entrada e a saída de trânsfugas são reguladas, não pelas leis, muito menos por qualquer coisa parecida com identidade de idéias, mas pelos cálculos de conveniência, não passam de um bando de aventureiros e oportunistas que usam a legenda conseguem benefícios através delas e depois as descartam como se fossem um simples preservativo que depois de usado se joga fora, os partidos têm que ter mais critérios para aceitar qualquer novo filiado, pois se faz necessário uma rigorosa seleção, e não aceitar qualquer aventureiro ! E o povo precisa saber quem são esses aventureiros !

Postado por Roberto Catarino

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NITERÓI: Desova de corpos agora é em ônibus

Aproximadamente 12 homens armados abandonaram, por volta das 5h30 desta quarta-feira, dois corpos com marcas de tiros dentro de um ônibus, na Zona Sul de Niterói. De acordo com a polícia, os mortos, ainda não identificados, tinham entre 38 e 40 anos.


Segundo policiais da 78ª DP (Fonseca) que investigam o caso, homens armados, que seriam da comunidade Souza Soares, interceptaram um ônibus da Viação Fortaleza, na Rua Mário Viana, em Santa Rosa, e dois deles colocaram os corpos no veículo, que estava vazio.


Os bandidos acompanharam o motorista até a Rua Noronha Torrezão, onde saltaram do coletivo. O motorista seguiu até a Rua 22 de Novembro, esquina com Alameda São Boaventura, no Fonseca, em estado de choque.



Willian Chaves com informações de O Fluminense e Rádio Bandnews