sexta-feira, 23 de julho de 2010

: Dilma abre oito pontos de vantagem sobre José Serra


Pelos números da pesquisa, a petista tem 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano, 8% de Marina Silva (PV), e 1% de todos os outros candidatos somados
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu oito pontos percentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa estimulada do Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo "Jornal da Band". Pelos números, a petista tem 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano, 8% de Marina Silva (PV), e 1% de todos os outros candidatos somados.

Os eleitores que disseram que vão votar em branco ou nulo somam 4%. Já 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, que é feita sem que os nomes dos concorrentes sejam apresentados ao eleitor, Dilma aparece com 28%, Serra tem 21% e Marina atinge 5%. Mesmo fora da disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontado por 4% dos entrevistados nessa modalidade.

Em uma simulação de segundo turno, a candidata do PT teria 46% e o candidato do PSDB ficaria com 38%.

O instituto também pesquisou em quem os entrevistados não votariam. O resultado mostrou que a maior rejeição é de José Serra (24%), seguido por Marina Silva (20%) e Dilma Rousseff (17%).

Na pesquisa estimulada do Vox Populi de maio, Dilma tinha 38% dos votos, subiu para 41% em junho e manteve o percentual neste mês. Já Serra tinha 35% em maio, chegou a 36% em junho e caiu para 34% na pesquisa divulgada nesta sexta.

Já na primeira pesquisa de intenções de voto realizada após o início oficial da campanha eleitoral (6 de julho), Dilma aparece com 41% e Serra, com 33%, enquanto Marina tem 8% e os demais candidatos, 1%.

A pesquisa do instituto foi feita entre os dias 17 e 20 de julho e foram feitas três mil entrevistas, em 219 municípios de todas as regiões do País. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 19.920/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário